O que é Peticionamento?
O peticionamento permite ao usuário externo realizar pedidos no SEI feitos por meio de petição às Unidades UFSCar que tratam do assunto de interesse do usuário, por exemplo:
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um servidor recém-concursado, antes de ter acesso como servidor, pode assinar documentos da contratação na condição de usuário externo e enviar à ProGPE;
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um aluno de graduação pode solicitar um recurso, uma opção de currículo, uma atualização do histórico escolar, entre outros, enviando o peticionamento à ProGrad, que redistribui à Coordenação de Curso;
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um fornecedor da UFSCar pode solicitar a inclusão de documentos no processo de contratação, assim como assinar o contrato e outros documentos relativos a este, enviando à CContrat;
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um doador de bens pode preencher formulários sobre os bens doados e assinar o termo de doação, enviado à CPat;
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um participante de concurso poderá entrar com recurso relativo ao concurso, enviado à ProGPe;
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um aluno externo de pós-graduação pode solicitar a validação de um diploma, enviando o peticionamento à ProPG, que redistribui ao Programa de Pós-Graduação, entre outros.
O peticionamento pelo usuário externo só é possível se tiver sido previamente configurado pela Unidade Interessada e disponibilizado na área do Usuário Externo no SEI-UFSCar.
Como fazer um peticionamento?
Somente os usuários externos cadastrados e aprovados no SEI-UFSCAR podem realizar o peticionamento. Caso você ainda não tenha se cadastrado, leia este artigo para fazer seu cadastro antes de continuar o peticionamento. Após estar cadastrado e aprovado, para realizar um peticionamento, fazer o seguinte:
- Fazer login na área de Usuários Externos do SEI-UFSCar (https://sei.ufscar.br/usuarioexterno);
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Realizar novo peticionamento, clicando no menu "Peticionamento" > "Processo Novo";
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Após a leitura das orientações de peticionamento, escolher o Tipo do Processo que deseja iniciar, selecionando o tipo desejado no final da página;
- Abre-se uma nova janela com os campos para peticionamento com o "Tipo de Processo" especificado. Confira se é mesmo o tipo de processo desejado!
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Na seção "Formulário de Peticionamento", preencher o campo "Especificação" com informações que tornem clara sua solicitação à Unidade UFSCar destinatária;
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Na seção "Documentos", inserir o documento principal, se houver, clicando em "Escolher arquivo" e selecionando o arquivo correspondente em seu computador;
- Em "Complemento do Tipo de Documento", preencher com informação que especifique o documento inserido;
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Em "Nível de Acesso", manter como está ou selecionar a opção mais adequada, quando houver:
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Público: permite acesso livre para visualização do documento na internet, por meio do SEI Público da UFSCar;
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Restrito: permite acesso restrito somente às Unidades UFSCar onde o documento circula e ao usuário externo que inseriu o documento; esta opção só pode ser selecionada se houver um embasamento legal que permita, por exemplo, por conter informação pessoal no documento;
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Sigiloso: permite acesso sigiloso somente às pessoas a quem for concedido o acesso e ao usuário externo que inseriu o documento; esta opção só pode ser selecionada se houver um embasamento legal que permita o sigilo de informações. Por isso, em geral, esta opção nem mesmo está disponível para seleção.
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- Em "Formato", Usuário externo seleciona se é " Nato-digital" ou "Digitalizado"; se "digitalizado", seleciona a opção de "Conferência com o documento digitalizado: ";
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Clicar em "Adicionar" para inserir o arquivo. E assim sucessivamente, para todos os outros arquivos de documentos a serem inseridos;
- O arquivo adicionado aparecerá logo abaixo das informações que foram preenchidas;
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Inserir todos os "Documentos Essenciais", que são obrigatórios, preenchendo os campos conforme indicado a partir do item 5;
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Inserir os "Documentos Complementares", que são opcionais, preenchendo os campos conforme indicado a partir do item 5;
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Ao final da página, clicar no botão "Peticionar", a partir do qual se abrirá uma tela solicitando seu cargo e senha como usuário externo;
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Caso haja dúvidas no preenchimento, usuário externo entra em contato com o Departamento de Processos Digitais e Governança de TICs (DeDPG-TIC) por meio do Formulário de Suporte SEI-UFSCar;
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Após preencher o cargo e a senha, Usuário Externo clica em "Assinar" para inserir sua assinatura eletrônica;
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O processo criado aparecerá na lista de "Controle de Acessos Externos" do usuário externo solicitante para consulta e acompanhamento;
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Após assinatura, você pode clicar na lente para ver e imprimir o Recibo Eletrônico de Protocolo relativo ao peticionamento realizado;
- Ao clicar no ícone o sistema mostrará o Recibo Eletrônico de Protocolo;
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Unidade responsável pela abertura do processo peticionado recebe o processo no SEI da unidade para providências;
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Unidade realiza as ações necessárias no processo;
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Unidade inclui no processo peticionado a resposta para você;
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Então, você pode acompanhar o andamento e a resposta da Unidade.
Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco por meio do Formulário de Suporte SEI-UFSCar.
Itens Relacionados
- Concessão de Acesso a Documentos Específicos ao Usuário Externo pela Unidade UFSCar Interessada
- Concessão de Acesso para Assinatura de Documento pelo Usuário Externo pela Unidade UFSCar Interessada
- Concessão de Acesso a Processo Completo ao Usuário Externo pela Unidade UFSCar interessada
- Cadastro de Usuário Externo no SEI-UFSCar (instruções para o cadastro de usuários externos no SEI-UFSCar)