Como assinar um documento elaborado em minha unidade?

Caso você precise assinar um documento que foi elaborado na sua Unidade SEI, por você mesmo ou por qualquer membro, basta que você entre no processo e localize o documento a ser assinado na árvore de documentos do processo. Os documentos elaborados por outras unidades só podem ser assinados por meio do Bloco de Assinatura.

Lembre-se que somente os documentos internos, ou seja, elaborados dentro do SEI, com um ícone azul , podem ser assinados. Os documentos externos com outros ícones não podem ser assinados no SEI, devem ser assinados externamente.

Caso você tenha o número SEI do documento, você pode digitar ou colar diretamente o número SEI do documento no campo de busca do SEI e o documento será aberto para visualização na árvore de documentos do processo.

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ANTES DE ASSINAR UM DOCUMENTO
1. Leia com atenção o conteúdo do documento, sem correr o risco de assinar algo indevido
2. Verifique se o seu nome está mesmo na lista de assinantes do documento, não corra o risco de assinar um documento que não seja de sua competência

Para assinar o documento no SEI, você pode fazer de duas formas:

  1. Clique sobre o documento indicado, leia o documento e clique no botão "Assinar" Assinar Documento (canetinha preta) 
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  2. Ou abra o documento, leia com atenção e clique no botão "Assinar" do editor
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  3. Confira seu nome, seu cargo, selecionando da lista o cargo correto se necessário, insira sua senha e clique em "Assinar"
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  4. Para conferir se o documento está mesmo assinado por você, vá para a árvore de documentos do processo e observe a canetinha ao lado do documento e, ao final do documento assinado, o logotipo do SEI, seguido pelo texto “Documento assinado eletronicamente por …” seguido pelo nome e cargo, data e horário….
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