Há duas formas de coletar assinaturas de pessoas que não têm acesso ao SEI-UFSCar em documentos ou listas de presença de reuniões: por assinatura manuscrita ou digital. A seguir especificamos os 4 procedimentos possíveis no momento, usando os dois tipos de assinaturas:
- Assinatura Manuscrita em Documentos
- Assinatura Manuscrita em Reuniões Presenciais
- Assinatura Manuscrita em Reuniões On-line
- Assinatura Digital pelo Assinador ITI
- Assinatura Digital de Usuário Externo
Assinatura Manuscrita em Documentos
A coleta de assinatura manuscrita no documento deve ser feita por e-mail, procedendo-se da seguinte forma:
- elaborar o documento no SEI, utilizando o tipo de documento adequado ou elaborar em um editor de texto ou planilha alternativo de sua preferência, deixando os espaços necessários para assinatura dos externos.
- Imprimir o documento em papel
- Levar/enviar para os membros externos que assinarão o documento impresso de forma manuscrita
- Após a assinatura, digitalizar o documento em formato PDF
- Inserir no processo desejado como documento externo do tipo adequado.
Assinatura Manuscrita em Reuniões Presenciais
Para coletar a assinatura manuscrita em listas de presença de reuniões presenciais, fazer o seguinte:
- Elaborar o documento no SEI, utilizando o tipo de documento "Lista de Presença". Alternativamente, elaborar em um editor de texto ou planilha alternativo de sua preferência, deixando os espaços necessários para assinatura dos externos.
- Após salvar, assinar o documento para que não permaneça no modo rascunho.
- Imprimir a lista em papel, sendo que no SEI deve-se selecionar o documento e utilizar o ícone "Imprimir Web" .
- Imprimir a lista em papel e levar a lista impressa à reunião para que os membros externos assinem o documento impresso na forma manuscrita
- Ao término da reunião, digitalizar a lista assinada em PDF
- Inserir a lista em PDF no mesmo processo relativo à reunião como documento externo do tipo "Lista de Presença"
Assinatura Manuscrita em Reuniões On-line
Para coletar a assinatura manuscrita em listas de presença de reuniões on-line, fazer o seguinte:
- Imprimir a lista em PDF via SEI
- Enviar por e-mail via SEI aos membros que não têm acesso ao SEI
- Ao receber o e-mail com o PDF, o membro imprime em papel, faz a assinatura manuscrita, digitaliza e devolve o documento digitalizado em resposta ao e-mail
- Preferencialmente, juntar a(s) lista(s) com a(s) assinatura(s) manuscrita(s) em PDF único
- Inserir PDF único no mesmo processo relativo à reunião como documento externo do tipo "Lista de Presença"
Assinatura Digital pelo Assinador ITI
O Assinador ITI é uma assinatura digital que pode ser usada por qualquer cidadão brasileiro, utilizando o sistema Gov.Br. Para que os membros externos possam assinar utilizando esta opção, envie para eles o link deste artigo: Como utilizo o Assinador Digital ITI da conta gov.br?
Assinatura Digital de Usuário Externo
Para coletar assinatura digital de uma pessoa externa à Universidade, é necessário que seja cadastrada como usuário externo SEI, para então a Unidade liberar o documento para assinatura digital via SEI, por meio dos seguintes procedimentos:
- Cadastrar a pessoa como usuário externo, seguinte o fluxo do processo "SEI: Usuário Externo: Cadastro", capítulos 1 a 5.
- Após a liberação do cadastro, liberar o documento para assinatura digital, seguindo o mesmo fluxo, no capítulo "6.2 Concessão de Acesso a Documentos Específicos ao Usuário Externo pela Unidade UFSCar Interessada"