Se você está tentando assinar um documento que foi criado por um membro da sua própria unidade, mas ele não fica disponível para você assinar, pode ser por um dos seguintes motivos:
- seu perfil de usuário não permite assinatura: se você tem um perfil de usuário "Colaborador sem Assinatura", não será possível que você assine nenhum documento no SEI; nesse caso, será necessário que a unidade o cadastre como usuário externo para que possa assinar o documento disponibilizado pela unidade
- o documento está preso em um bloco de assinatura: se alguém da sua unidade disponibilizou o documento que você deseja assinar em um bloco de assinatura para outra unidade e não retirou o documento do bloco, então ninguém da sua unidade conseguirá assinar o documento; nesse caso, verifique o status de andamento do processo e veja em qual bloco de assinatura o documento foi inserido e por quem; a seguir, peça para o responsável pela inclusão no bloco que o retire do bloco para que você possa assinar; alternativamente, você mesmo pode retirar o documento do bloco, mas assegure-se de que o documento já foi assinado pelo(s) membro(s) da(s) outra(s) unidade(s) para a(s) qual(is) foi disponibilizado.