Atualização de Usuários Internos em Unidades Oficiais e Abstratas

A atualização de usuários internos nas Unidades Oficiais ou Abstratas do SEI da UFSCar ocorre nos seguintes casos:

  1. Quando um usuário muda de cargo;
  2. Quando um usuário precisa ser excluído da unidade;
  3. Quando um usuário precisa ter acesso a mais de uma unidade;
  4. Quando uma chefia precisa ter acesso às subunidades que ela gerencia;
  5. Quando um colaborador ou funcionário terceirizado precisa ter acesso ao SEI.

Não existem dados pessoais, de contato ou de endereçamento dos usuários no SEI que precisem ser atualizados. 

Caso você note que os dados pessoais, de contato ou de endereçamento de um usuário estão desatualizados, você deverá informar à Coordenadoria de Sistemas para atualização dos dados no SAGUI ou à Gestão de Pessoas, para atualização do SIAPE.

Acesso de Usuário Interno a Unidades Secundárias

Unidades Secundárias são aquelas onde o usuário não tem sua lotação e exercício principal, de acordo com o SIAPE ou com o seu contrato de trabalho na UFSCar. Ou seja, são as unidades nas quais o usuário é cadastrado ad hoc, para finalidades extemporâneas ou extraordinárias, além da unidade oficial onde ele está lotado. Por exemplo, quando um usuário auxilia em atividades de outras unidades ou quando ele faz parte de grupos de trabalhos, tais como comissões, conselhos, comitês, etc.

Caso um servidor ou colaborador da UFSCar esteja trabalhando em mais de uma unidade e precise acessar o SEI em múltiplas unidades, será necessário que essas unidades secundárias solicitem o cadastro desse usuário via SAMU. O cadastro não se refletirá nem no SAGUI, nem no SIAPE, permanecerá apenas no SEI. 

Por exemplo, o João está oficialmente lotado e em exercício no Departamento X, mas ele precisa ter acesso também à Coordenação de Curso Y, na qual ele será assistente das atividades administrativas. Nesse caso, será necessário que a chefia da Coordenação de Curso Y envie a SAMU solicitando que seja adicionado também nesta unidade.

O mesmo procedimento via SAMU deverá ser feito para excluir usuários de uma unidade secundária.

Acesso da Chefia às Subunidades que Gerencia

Caso um servidor ou colaborador da UFSCar se torne chefe de uma unidade, a qual contém subunidades vinculadas (ex. a chefia de um departamento que tem várias seções vinculadas), e ele precise acessar essas subunidades, será necessário que cada uma dessas subunidades solicitem o cadastro da chefia como usuário via SAMU. Enfatizamos que o cadastro nas subunidades não se refletirá nem no SAGUI, nem no SIAPE, permanecerá apenas no SEI para a gestão e acompanhamento de processos e documentos.

Por exemplo, a Maria se torna chefe do Departamento A, que é composto por várias Seções e ela gostaria de ter acesso no SEI a todas as Seções que fazem parte do departamento que ela chefia; nesse caso, será necessário que cada uma das respectivas chefias dessas seções solicite a inclusão da chefia do Departamento nas suas respectivas seções, dentro do respectivo processo de credenciamento da seção.

Acesso a Colaboradores e Funcionários Terceirizados

Caso um colaborador ou funcionário terceirizado da UFSCar precise acessar o SEI, será necessário que a unidade onde ele trabalha faça para ele o cadastro de colaborador, seguindo o fluxo do processo TIC: Cadastro: Colaborador, para que seja cadastrado no SAGUI. Somente depois de estar cadastrado no SAGUI é que a unidade poderá solicitar via SAMU a sua inclusão no SEI.