Cadastro Automático no SEI via SAGUI

O cadastro automático no SEI via SAGUI ocorre com membros das unidades oficiais no SEI-UFSCar, cadastradas no SAGUI, cujos membros estão devidamente cadastrados no SIAPE. Esse cadastro ocorre no primeiro cadastro dos servidores e colaboradores, na unidade em que são lotados e permanecem em exercício oficialmente. 

O cadastro dos membros no SIAPE é feito pela unidade de gestão de pessoas, o qual é migrado automaticamente para o SAGUI, de modo que as unidades oficiais já têm seus membros definidos. O SAGUI tem comunicação com o SEI, de modo que os dados das unidades oficiais e seus membros são atualizados automaticamente do SAGUI para o SEI diariamente.

Os seguintes casos não são cadastros automáticos:

  1. quando um mesmo usuário se torna membro de uma segunda unidade, o cadastro não será automático;
  2. colaboradores e funcionários terceirizados contratados pela unidade não são cadastrados automaticamente.

Nesses 2 casos, o cadastro deverá ser feito por meio do formulário “SEI: Atualização de Membros da Unidade (SAMU)”, o qual deve ser enviado dentro do processo de credenciamento da unidade.

No quadro Cadastro de Usuários no Credenciamento da Unidade, você pode compreender os procedimentos mais adequados para o cadastro de usuários, de acordo com o tipo de unidade e se a unidade está ou não credenciada no SEI.

Há duas outras formas de cadastro de usuários, que são o cadastro direto no credenciamento da unidade e o cadastro via Formulário SAMU. Para saber mais sobre as formas de cadastro, leia o artigo “Cadastro de Usuários no SEI-UFSCar