As unidades oficiais do SEI-UFSCar são aquelas institucionalizadas nos cadastros do SIORG e do SAGUI da UFSCar, que fazem parte do sistema estruturante das atividades de desenvolvimento organizacional dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal e que seguem a legislação vigente das estruturas regimentais do governo.
Para criar uma nova unidade oficial, o(s) servidor(es) interessado(s) deve(m) seguir o fluxo do processo “Administração: Adequação da Estrutura Administrativa”. Após a aprovação da unidade pelos respectivos Conselhos e pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), o fluxo de adequação administrativa já inclui as etapas de cadastro no SIORG e SAGUI e de credenciamento da unidade oficial e do cadastro dos membros no SEI.
Para modificar uma unidade oficial existente, tanto nos casos de reestruturação completa quanto nos casos de adequação parcial, o(s) servidor(es) interessado(s) deve(m) seguir o fluxo do processo “Administração: Adequação da Estrutura Administrativa”. Da mesma forma que ocorre na criação de uma unidade, o fluxo também inclui as etapas de cadastro no SIORG e SAGUI e de credenciamento da unidade oficial e do cadastro dos membros no SEI.
Para que uma unidade oficial existente, já aprovada e com cadastro no SIORG e SAGUI, seja credenciada no SEI, a chefia e o(s) servidor(es) da unidade deve(m) solicitar o credenciamento da unidade, seguindo as orientações do artigo “Como Solicitar o Credenciamento de uma Unidade Oficial no SEI?”.
Para excluir uma unidade oficial do SEI, a própria unidade ou a unidade maior, a qual a unidade oficial a ser excluída está vinculada, deverá seguir o procedimento do artigo “Como Excluir ou Descredenciar uma Unidade do SEI?”.
Para saber mais sobre o credenciamento de unidades, leia o artigo “O que é o Credenciamento das Unidades e como é Feito no SEI?”.