Problemas com envio de e-mails são comuns em qualquer sistema. No SEI, não é diferente, mas vários tipos de erros no envio de e-mails podem ocorrer:
- erro de grafia na digitação do e-mail
- erro de envio, por servidor ou sistema ocupado ou fora do ar
- erro de cadastro do e-mail de uma unidade no SEI
Apresentamos as possíveis soluções para cada um desses problemas.
Erro de grafia na digitação do e-mail
Muitas vezes, digitamos um e-mail errado e o enviamos, mas o e-mail retorna sem ter transmitida a mensagem desejada e não conseguimos eliminar o e-mail errado da lista de e-mails sugeridos pelo SEI. Isto significa que a grafia do e-mail foi digitada errada e o erro se mantém como sugestão de envio de e-mail no SEI. Para corrigir, basta apagar a sugestão, clicando em "Esquecer" ao lado direito do e-mail sugerido.
Erro de envio, por erro no servidor ou sistema
Em caso erro de envio de e-mail via SEI, devido à erros de sistema ou de servidor ocupado ou fora do ar, em geral, o remetente, que é o e-mail institucional da unidade (unidade@ufscar.br), receberá uma mensagem de retorno informando, de modo que poderá enviar o e-mail novamente ao destinatário.
Assim, deve-se sempre monitorar as mensagens recebidas no e-mail institucional da unidade. Sugere-se, inclusive, que, ao enviar um e-mail via SEI, envie-se também uma cópia para si mesmo para garantir que o e-mail foi recebido.
Caso o erro de envio seja de um servidor ou sistema da UFSCar, pode-se entrar em contato com a Central de Serviços informando o erro, para que a equipe da SIn realize as devidas correções.
Erro de grafia no e-mail de uma unidade no SEI
Caso o e-mail de cadastro de uma unidade SEI esteja com grafia errada, deve-se enviar ofício via SEI diretamente à Unidade para que esta solicite a correção do e-mail à DePDG-TIC.