Estilos do Editor de Documentos Internos do SEI-UFSCar

Os estilos do SEI são semelhantes aos estilos de editores de documentos como o MS-Word e o GDocs, ou seja, são regras de formatação de parágrafos que possibilitam manter uma padronização nos documentos.

Onde estão os estilos?

Os estilos se encontram em todos os documentos do SEI e podem ser suprimidos, adicionados, alterados de acordo com a necessidade do modelo de documento. Eles podem ser vistos a partir da barra de ferramentas do Editor de documentos do SEI, conforme mostra a figura a seguir:

estilos-lista-selecao-estilo-editor-barra-ferramentas-sei.jpg

Por que usar estilos?

Os estilos devem ser usados para padronização de documentos e de modelos de documentos. Eles permitem seguir regras de formatação específicas definidas por meio de legislação, por determinação de órgãos superiores ou por recomendação de entidades que disponibilizam modelos de documentos a serem seguidos, tais como os modelos do Programa de Gestão do Portal do Servidor ou os Modelos Padronizados de Licitações e Contratos Conforme Lei nº 14.133/21 do Portal de Compras do Governo Federal.

Por que às vezes os estilos não funcionam?

Um impedimento para o uso de estilos é quando o conteúdo é copiado e colado a partir de outros editores de texto diretamente com a formatação, usando-se a opção “Colar”.

A melhor maneira de resolver isso é usar sempre a opção “Colar sem formatação”, usando as teclas CTRL + SHIF + V, de modo que a colagem seja apenas do texto puro e os estilos do SEI possam ser utilizados integralmente sem a mesclagem com os estilos do editor de origem de onde o conteúdo foi copiado. A seguir, selecione o estilo desejado na lista de estilos para cada parágrafo.

Posso mudar a fonte usada nos estilos?

Não é possível modificar as fontes dos estilos, pois, de acordo com o Manual de Redação 

Quais os principais estilos para os documentos do dia a dia?

Os estilos mais comuns que podem ser usados na maioria dos documentos são os seguintes:

  • Texto_Justificado, que mantém o texto do documento alinhado às margens de ambos os lados, resultando em um layout bem alinhado. 
  • Texto_Alinhado_Esquerda, que mantém o texto do documento alinhado à margem esquerda, sendo uma ótima opção para leitura de textos em dispositivos móveis. 
  • Texto_Alinhado_Direita, que mantém o texto do documento alinhado à margem direita, para finalidades específicas, por exemplo, local e data. 
  • Texto_Centralizado: que mantém o texto do documento alinhado ao centro, para finalidades específicas, por exemplo, um título ou legenda diferenciados. 
  • Titulo1: primeiro nível de título, sem numeração, com fonte maior e mais encorpada;
  • Titulo2: segundo nível de título, sem numeração, com fonte grande, um pouco menos encorpada que o primeiro nível;
  • Titulo3: terceiro nível de título, sem numeração, com fonte média, um pouco menos encorpada que o segundo nível
  • Titulo4: quarto nível de título, sem numeração, com fonte média, um pouco menos encorpada que o terceiro nível

Quais os principais estilos para os documentos mais sofisticados?

Para elaborar documentos mais sofisticados, tais como projetos e relatórios, são necessários estilos para organização do documento, tais como titulos de capítulos, titulos de seções, títulos numerados, tabelas, gráficos, figuras, legendas de figuras e referências.

  • Titulo_Centralizado_20pts: título principal, mais chamativo, com fonte maior (20pts) e mais encorpada, em negrito, sem numeração;
  • Titulo_Centralizado: título principal, chamativo, com fonte grande e mais encorpada, em negrito, sem numeração;
  • Seção: título centralizado, em fonte grande e diferenciada, para seções que englobem capítulos em vários níveis; 
  • Titulo1_Numerado_Fundo: primeiro nível de título, com numeração, com fonte maior e mais encorpada, com fundo cinza;
  • Titulo2_Numerado_Fundo: segundo nível de título, com numeração, com fonte grande, um pouco menos encorpada que o primeiro nível, com fundo cinza;
  • Titulo3_Numerado_Fundo: terceiro nível de título, sem numeração, com fonte média, um pouco menos encorpada que o segundo nível
  • Paragrafo_Numerado_Nivel1: primeiro nível de texto numerado, sem recuo;
  • Paragrafo_Numerado_Nivel2: segundo nível de texto numerado, com 1 recuo;
  • Paragrafo_Numerado_Nivel3: terceiro nível de texto numerado, com 2 recuos;
  • Paragrafo_Numerado_Nivel4: quarto nível de texto numerado, com 3 recuos;
  • Paragrafo_Numerado_Nivel5: quinto nível de texto numerado, com 4 recuos;
  • Figura: alinhado ao centro para inserção de imagens sequenciais e numerado para que o editor possa referenciar as imagens no texto;
  • Figura_Legenda: alinhado ao centro e com texto menor, para inserir acima ou abaixo da imagem (estilo figura);
  • Texto_Alinhado_Esquerda: texto em fonte padrão, alinhado à margem esquerda, sendo uma ótima opção para leitura de textos em dispositivos móveis. 
  • Texto_Alinhado_Direita: texto em fonte padrão, alinhado à margem direita, para finalidades específicas, por exemplo, local e data. 
  • Texto_Centralizado: texto em fonte padrão, alinhado ao centro, para finalidades específicas, por exemplo, um título ou legenda diferenciados.

É possível incluir ou alterar estilos em documentos?

Para solicitar a inclusão ou alteração de estilos em modelos de documentos específicos, a unidade interessada deverá solicitar a criação de um novo tipo de processo, o qual incluirá durante a sua elaboração, a criação de tipos de documentos com modelos específicos para esse tipo de processo. 

Esses modelos serão elaborados de acordo com a orientação da unidade interessada e os estilos presentes nesses modelos serão adaptados para otimização dos documentos presentes no fluxo.

Tabela de Estilos do SEI-UFSCar

Para melhor utilizar os estilos do SEI, apresentamos uma tabela dos estiloso existentes no SEI-UFSCar.