Considerando a Lei de Acesso à Informação (LAI), a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Política Nacional de Arquivos e o lançamento da Pesquisa Pública do SEI, há uma dificuldade em se determinar quais informações de um processo e/ou de um documento são públicas, restritas ou sigilosas, no âmbito de um Órgão Público e de suas Unidades.
Enfatizamos, no entanto, que o nível de acesso por si só não é condição suficiente para que um processo esteja bem classificado; deve-se considerar, em conjunto, a classificação de assunto, a temporalidade de guarda e o nível de acesso, que caracterizam o "tipo de processo".
Por conta dessa dificuldade, apresentamos 10 etapas essenciais e sequenciais que podem contribuir com as Unidades para a classificação e reclassificação de seus processos e documentos, considerando estas leis e outras que as complementam.
As 10 Etapas da Classificação da Informação
Sugerimos analisar os processos e documentos, definir a classificação de assuntos, a temporalidade de guarda e o nível de acesso, considerando-se as 10 etapas a seguir, respectivamente:
- Qual o assunto principal deste processo? - avalie os conteúdos dos documentos para ter uma ideia do assunto principal
- caso o processo contenha documentos sobre assuntos variados (p.ex. todos os ofícios da unidade; todas as portarias e resoluções da unidade; documentos de todos os membros da unidade), será necessário desmembrar os documentos de acordo com seus respectivos assuntos, já que um processo deve tratar de um tema e não de um conjunto de documentos de um determinado tipo
- caso o processo contenha um único assunto ou tema identificável, localize o tipo de processo mais adequado; caso o tipo de processo que você precisa não exista, será necessário solicitar a criação de um novo tipo de processo
- Ao identificar o tipo de processo correto, já estarão definidas a classificação de assunto e a temporalidade de guarda do processo, podendo-se subentender que os documentos ali presentes terão a mesma classificação e tempo de guarda
É recomendável que os documentos de um processo sejam mantidos na mesma classificação desse processo, já que há uma articulação cronológica de ações efetuadas pelos agentes do processo, representadas pelos documentos e seus trâmites; nesse caso, o descarte de documentos com tempos de guarda diferentes entre si, e/ou diferentes do processo como um todo, prejudicaria o entendimento do processo
- Quais os níveis de acesso permitidos para este tipo de processo?
- caso haja somente uma opção de nível de acesso, mantenha-a
- caso haja duas ou três opções de nível de acesso (público, restrito, sigiloso), passe para a pergunta seguinte
- Este processo como um todo trata de assunto relacionado à pessoa, contendo informações pessoais e dados sensíveis?
- Se sim, o processo deve ser tratado como Restrito, sob hipótese legal de "Informação Pessoal"
- Se não, continuar para a próxima pergunta
- Este processo contém documentos com informações pessoais e dados sensíveis?
- Se sim, estes documentos especificamente devem ser tratados como “Restrito”, sob hipótese legal de "Informação Pessoal"
- Se não, continuar para a próxima pergunta
- Este processo como um todo trata de assunto relacionado à transparência pública?
- Se sim, o processo deve ser tratado como “Público”
- Se não, continuar para a próxima pergunta
- Este processo contém documentos com informações de publicidade obrigatória?
- Se sim, estes documentos especificamente devem ser tratados com nível de acesso “Público”
- Os dados pessoais presentes em processos e documentos de publicidade obrigatória poderão ser publicizados sob previsão legal cabível e/ou sob anonimização
- Se não, continuar para a próxima pergunta
- Excetuadas as condições principais de proteção de dados pessoais e de publicidade obrigatória, verifique, consultando as hipóteses legais para restrição e sigilo:
- Há documentos no processo que devam ser tratados como sigilosos, sob hipóteses legais justificáveis?
- Há documentos no processo que devam ser tratados como restritos, sob outras hipóteses legais justificáveis que não seja a de informação pessoal?
- Caso encontre processos ou documentos que devam ser restritos ou sigilosos e não encontre a hipótese legal adequada, será necessário solicitar acréscimo de nível de acesso ao tipo de processo/documento
- Considerando todas as perguntas anteriores e que LAI estabelece a publicidade como regra e o sigilo como exceção, sugere-se que todos os outros processos e documentos que não se encaixem nas condições acima sejam classificados com nível de acesso “público”