O que são os Pontos de Controle?
Os pontos de controle são recursos de marcação de processos no SEI, para informar a etapa do fluxo em que o processo se encontra. Isso pode ser importante para uma ou mais unidades envolvidas no fluxo, para que saibam mais facilmente conduzir as ações a serem realizadas no processo, assim como a prioridade ou a urgência em dar continuidade ao processo.
O uso de pontos de controle não é automático, e não pode ser configurado pelas unidades. A configuração deve ser solicitada ao DePDG-TIC especificamente para as unidades que farão uso.
Exemplos de Pontos de Controle
Em um processo acadêmico de Recurso de Aluno de Graduação:
- Primeira Instância: é a etapa inicial, quando o aluno solicita o recurso
- Segunda Instância: é quando
Em um processo administrativo de Aquisição de Materiais ou Serviços:
-
Planejamento da Contratação: é a fase de formalização da demanda e autorização da aquisição
-
Seleção do Fornecedor: fase da licitação ou dispensa
-
Gestão do Contrato: quando exige contratação, é a fase em que ocorre contrato
Como solicitar Pontos de Controle?
Para solicitar o uso de pontos de controle pela sua unidade, verifique se os pontos já existem no fluxo do processo ou se precisam ser ainda criados para um fluxo.
- Se os pontos de controle já existem em um fluxo de processo, basta solicitar a ativação desses pontos para a sua unidade.
- Se os pontos de controle ainda não existem em nenhum fluxo de processo, a unidade deve planejar cuidadosamente as etapas e nomeá-las para solicitar a ativação para a sua unidade.
A solicitação dos pontos de controle pode ser feita de três maneiras:
- Pela unidade que vai utilizar os pontos de controle
- Pela Unidade Maior para unidades a esta vinculadas
- Juntamente com a solicitação de um fluxo de processo, quando os pontos já estiverem definidos dentro do fluxo
Para solicitar os pontos de controle a unidade deve fazer o seguinte:
- Abrir o processo de credenciamento da unidade
- Incluir documento interno do tipo "SEI: Solicitação de Pontos de Controle"
- Preencher o documento de solicitação
- Atribuir à Chefia da Unidade para assinatura
- Enviar o processo ao DePDG-TIC para ativação
- DePDG-TIC verificará a possibilidade de ativação dos pontos de controle
- Após análise, DePDG-TIC enviará ofício de resposta com ativação ou justificativa para não ativação dos pontos
Como utilizar os Pontos de Controle?
- Quando o processo está no ponto de mudar para uma nova etapa ou categoria, é hora de alterar o ponto de controle
- Abrir o processo no qual deseja inserir o ponto de controle
- Clicar no ícone "Gerenciar Pontos de Controle"
- Selecionar o ponto de controle desejado e salvar
- Ao lado do número do processo, você verá o ícone do ponto de controle
- Passe o mouse sobre o ícone do ponto de controle para ver sua descrição
- Sempre que o processo mudar de etapa, você deve alterar o ponto de controle novamente