Caso você precise assinar um documento que foi elaborado na sua Unidade SEI, por você mesmo ou por qualquer membro, basta que você entre no processo e localize o documento a ser assinado na árvore de documentos do processo. Os documentos elaborados por outras unidades só podem ser assinados por meio do Bloco de Assinatura.
Lembre-se que somente os documentos internos, ou seja, elaborados dentro do SEI, com um ícone azul , podem ser assinados. Os documentos externos com outros ícones não podem ser assinados no SEI, devem ser assinados externamente.
Caso você tenha o número SEI do documento, você pode digitar ou colar diretamente o número SEI do documento no campo de busca do SEI e o documento será aberto para visualização na árvore de documentos do processo.
ANTES DE ASSINAR UM DOCUMENTO
1. Leia com atenção o conteúdo do documento, sem correr o risco de assinar algo indevido
2. Verifique se o seu nome está mesmo na lista de assinantes do documento, não corra o risco de assinar um documento que não seja de sua competência
Para assinar o documento no SEI, você pode fazer de duas formas:
- Clique sobre o documento indicado, leia o documento e clique no botão "Assinar" (canetinha preta)
- Ou abra o documento, leia com atenção e clique no botão "Assinar" do editor
- Confira seu nome, seu cargo, selecionando da lista o cargo correto se necessário, insira sua senha e clique em "Assinar"
- Para conferir se o documento está mesmo assinado por você, vá para a árvore de documentos do processo e observe a canetinha ao lado do documento e, ao final do documento assinado, o logotipo do SEI, seguido pelo texto “Documento assinado eletronicamente por …” seguido pelo nome e cargo, data e horário….